Mais um curso USET é realizado em São Paulo (SP)

 

O Curso reuniu 21 inscritosEm 08 de novembro foi realizado, com o apoio e iniciativa  da SBAIT-SP, o primeiro curso USET no Hospital Geral do Grajaú e Universidade de Santo Amaro, que contou com os instrutores: Dr. José Cruvinel (UNICAMP), Dr. Thiago Barroso (STA CASA-SP), Dra. Stephanie Santin (UNISA/HGG) e Dr. Marcelo Ribeiro (UNISA/HGG e SBAIT-SP).

 

O apoio logístico para disponibilizar os equipamentos foi feito por meio da GE healthcare, disponibilizando um VSCAN e LOGIO , oferecendo a possibilidade dos alunos vivenciarem além  do equipamento do dia-a-dia disponível no Serviço, duas máquinas modernas e de ponta, tornando o curso bastante dinâmico e estimulando os alunos.

 

Thiago Barroso (Santa Casa de São Paulo), Stephanie Santin (UNISA), Marcelo Ribeiro (UNISA) e José Cruvinel Neto ( UNICAMP)O curso contou com 21 alunos, dentre eles médicos residentes da UNISA/HGG, médicos residentes do Guilherme Alvaro em Santos, colegas do hospital da aeronáutica e alunos da liga de Cirurgia de trauma da UNISA.

 

Para o Dr. Marcelo Ribeiro, organizador, instrutor do curso e diretor do Capítulo São Paulo da SBAIT , “o curso foi um sucesso e certamente será realizado de forma rotineira daqui por diante para os novos residentes e iremos no futuro oferecer aos internos que passam pelo Pronto Socorro”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte

 

 

 

Serviço de Cirurgia Geral e Trauma da PUC-Sorocaba

recebe visita de membro da SBAIT

 

Vista aérea da Faculdade de Ciências Médicas – PUCSP – Sorocaba (SP)ENesta quinta-feira, 11 de dezembro,  o Serviço de Cirurgia Geral e Trauma da Faculdade de Ciências Médicas – PUCSP, na cidade de Sorocaba (SP), sob liderança do Prof. José Mauro Rodrigues, recebeu a visita do Dr. Marcelo Ribeiro (UNISA), representando o capítulo da SBAIT – SP.

 

Segundo Dr Marcelo Ribeiro, “a visita foi bastante produtiva, tive a oportunidade de conhecer as dependências do novo Setor de Emergência que possuem amplas dependências, unidade de suporte em regime de Semi Intensiva, sendo que na sala de Trauma possuem adequado espaço físico, FAST, acesso eletrônico a banco de dados e por consequência representa um centro de trauma com grande potencial formador para jovens cirurgiões que busquem a especialidade. Além disto participei de profícuas discussões a beira leito tanto no PS quanto UTI assim como da reunião clinica do serviço onde ao final tive a oportunidade de falar de forma rápida sobre controle de danos.”,

 

Participaram da visita também os membros da SBAIT, José Mauro S. Rodrigues,

Pérsio Campos, Décio Portella, além de todos os residentes da cirurgia geral.

 

 

Fonte

 

 

 

Serviço de Cirurgia Geral e do Trauma da Unisa e Hospital Grajaú

participam de reuniões de telemedicina

 

Serviço de Cirurgia Geral e do Trauma da Unisa e Hospital do Grajaú começam a participar semanalmente das reuniões telemedicina da Sociedade Panamericana do Trauma coordenadas pelo Dr Antônio Marttos do Ryder Trauma Center de Miami.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso "Hérnia Experiense Express"

 

Nos dias 15 e 16 de maio, realizamos o primeiro Hérnia Experience Express no Hospital do Grajaú.

Além da parte teórica introdutória, realizamos três procedimento cirúrgicos com transmissão ao vivo para uma platéia seleta, permitindo aos alunos, residentes e profissionais da área uma exata noção da vivência desses procedimento e total interação entre cirurgiões e platéia.

Os procedimentos, uma herniorrafia inguinal laparoscópica com uso de tela 3D max, uma herniorrafia umbilical com uso de tela ventralex e uma herniorrafia incisional laparoscópica com tela sepramash, material cedido pela BARD e Multimed, foram realizadas pelos Drs Murillo Favaro e Alexandre Zanchenko Fonseca e nossa R3 Ligia Ribeiro. Na platéia, a coordenação e orientação do Dr Silvio Gabor. Todos ex alunos da UNISA e atualmente professores de clínica cirúrgica.

A importante participação das equipes de enfermagem, TI, CENESP e anestesia do HGG, tornaram o evento um sucesso.

A UNISA e seu Depto de Clínica Cirúrgica na vanguarda do uso de tecnologia de ponta.

 

 

 

 

Professor TerenceO’Keffee (EUA) visita Serviço de Cirurgia do Trauma do Hospital Geral do Grajáú – Universidade de Santo Amaro

 

Nos dias 08 e 09 de junho o Professor Terence O’Keffee, da Universidade do Arizona (EUA) e Membro Honorário da SBAIT, participou das atividades acadêmicas do Serviço de Cirurgia do Trauma do Hospital Geral do Grajaú – Universidade de Santo Amaro em São Paulo-SP, coordenado pelo Professor Dr. Marcelo Ribeiro, Diretor do Capítulo de São Paulo da SBAIT.

 

Na segunda (08/09) o professor participou da Reunião da Liga do Trauma da UNISA apresentando a palestra: “Ecocardiograma Transesofágico na Sala de Trauma”. Já na terça, participou da Visita Médica aos pacientes internados no Pronto-socorro do Hospital junto com os residentes e acadêmicos de medicina e posteriormente ministrou a palestra “Trauma Pediátrico”

 

A visita do Professor O’Keffee foi muito importante pois ele também participou da divulgação do Protocolo Brain Injury Guidelines (BIG PROJECT) que está sendo implantado no Hospital Geral do Grajaú em parceria com a Universidade do Arizona visando melhorar o atendimento dos pacientes vítimas de Traumatismo Craniano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir, algumas imagens da visita:

 

Lorem ipsum dolor sit amet.4Lorem ipsum dolor sit amet.2Lorem ipsum dolor sit amet.5Lorem ipsum dolor sit amet.3<>4 - 4

 

Fonte

 

 

 

P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto

 

O Programa P.A.R.T.Y. (Programa de Prevenção ao Álcool e Riscos Relacionados a Traumas na Juventude) Ribeirão Preto, precursor do P.A.R.T.Y. no Brasil, realizou, no dia 30 de julho, a 100ª oficina com os alunos de ensino médio da cidade. Desde 2008, cerca de 3.800 estudantes participaram do P.A.R.T.Y. de Ribeirão Preto. Alunos da escola EE Otoniel Mota participaram da 100ª oficina. Como é realizado em todos os encontros, eles tiveram a oportunidade de conhecer a história de vida dos voluntários, os interrogando sobre os mais diversos assuntos. Em seguida, partiram para as visitas na ala de traumas e no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital. Antônio José da Cruz Santos e José Barbosa foram os voluntários homenageados da oficina. “Nós tentamos mostrar que há dois caminhos: seguir em frente ou ficar parado no tempo. Involuntariamente, a lição de vida vai, em algum momento, induzir estes adolescentes ao amadurecimento”, ressaltou José Barbosa, que ficou paraplégico em decorrência de um acidente quando tinha 24 anos. “Esta semente plantada vai germinar em algum momento propício”, completou. O médico Antônio José da Cruz Santos é cego em decorrência também de um acidente. Para ele, a fatalidade não escolhe dia, nem hora, nem cor, nem raça ou religião, mas as histórias de superação podem salvar os adolescentes de futuros acontecimentos. “Nós temos esperança que ao vivenciarem situações sérias, possam aplicá-las em suas vidas. Assim, fazendo com que tirem de suas rotinas alguma prática perigosa”, explanou. O P.A.R.T.Y. Ribeirão é desenvolvido

pelo GAPAT (Grupo Técnico de Avaliação e Prevenção a Acidentes de Trânsito e Transporte), da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto. O programa é composto por palestras com profissionais da Secretaria da Saúde, SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, estudantes integrantes da Liga do Trauma da Faculdade de Medicina,estudantes de Enfermagem da USP e enfermeiros do Hospital das Clínicas.

O P.A.R.T.Y. de Ribeirão Preto foi criado a partir do modelo implantado no Canadá, denominado Prevent Alcohol and Risk – Related Trauma In Youth, em que a médica Ana Helena Parra atuou como voluntária por 18 meses. Ele já foi implantado na Austrália e Japão. “Esse programa existe há mais de 20 anos e estudos comprovam que os jovens que passaram por ele se envolvem menos em acidentes de trânsito. Já aquelesque sofrem acidentes não estavam alcoolizados e usavam cinto de segurança”, explica a médica Érica Veríssimo, técnica da Vigilância Epidemiológica. Ela informa também que os primeiros levantamentos realizados pela equipe do P.A.R.T.Y. de Ribeirão Preto mostram que os estudantes, após participarem do programa, conversam sobre o tema com os professores em sala de aula. Informações sobre o P.A.R.T.Y. Ribeirão podem ser obtidas pelo e-mail gapat@saude.pmrp.com.br.

 

 

JOCET - Evento é sucesso em São Paulo

 

Nos dias 1º e 2 de agosto, foi realizado no Espaço Fit Eventos, em São Paulo/SP, a 4ª JOCET (Jornada de Cirurgia de Emergência e Trauma), tradicional evento da área, com abrangência nacional que conta com o apoio e promoção da SBAIT e reúne anualmente médicos emergencistas, cirurgiões de diversas áreas e acadêmicos. A edição 2014 da JOCET reuniu centenas de participantes de vários estados e regiões do país e 45 palestrantes, sendo um internacional – médico Gerit Mulder (San Diego/EUA). O Curso pré-jornada USET (Ultrassom em Emergência e Trauma), realizado em 31 de julho, marcou o início dos trabalhos da 4ª JOCET, reunindo 18 inscritos e representantes dos Estados do Paraná, Minas Gerais, Tocantins, Ceará e São Paulo.

O programa científico contou com apresentações e discussões de grande relevância para os profissionais da área, abordando temas como “Cirurgia minimamente invasivana urgência e emergência”, “Trauma abdominal”, “Queimaduras de partes moles”, “Urgência não traumática”, “Métodos diagnósticos na Cirurgia do Trauma”, “A UTI do Trauma”, “Trauma torácico”, além da Conferência sobre o “Ensino em Cirurgia do Trauma – perspectivas futuras”. A Jornada de 2014 apresentou ainda novidades em sua programação com a inclusão de duas novas sessões - “Sessão Interativa:

Discussão de Casos” e “Vídeos em Cirurgia de Emergência e Trauma”, que apresentaram grande receptividade e interesse dos participantes. Para o médico José Cruvinel Neto,

presidente da Comissão Organizadora da 4ª JOCET, “Esta, com certeza, foi a melhor jornada, pois tivemos muito elogios principalmente no que se diz respeito à qualidade dos palestrantes e temas abordados. Acho que é uma evolução natural, pois desde o início o objetivo da JOCET é a valorização do Cirurgião do Trauma, permitindo a participação da quase totalidade dos serviços brasileiros que ensinam trauma.

Costumo dizer que a JOCET é um evento democrático, pois analiso cada avaliação dos participantes e palestrantes uma a uma e procuro sempre atender as sugestões e dicas para o ano seguinte. Nós valorizamos os médicos e damos espaço a eles para participarem e explanarem suas opiniões, principalmente nesta época atual de desvalorização da classe médica por parte do Governo. Graças ao apoio constante da SBAIT, que preza muito pela educação médica, a JOCET vem ganhando mais espaço no cenário nacional e já se tornou um evento que muitas pessoas sempre esperam no segundo semestre. Para o próximo ano, estamos buscando outro espaço físico, para atender cada vez melhor as necessidades dos palestrantes e participantes; ainda não está confirmado, mas provavelmente teremos dois convidados internacionais que em breve serão divulgados.”

 

Próxima >

< Anterior

© 2014 Cirurgia Unisa - Todos direitos reservados